Controle e Equilíbrio

Curso Off RoadTava dando uma geral no blog e encontrei este post prontinho, mas no modo rascunho, ou seja, não tinha sido publicado até hoje. Ele é bem antigo (de maio de 2015) e realmente não sei porque eu não o publiquei na época.

Bem, antes tarde do que nunca…

Desde que comprei a Branquela (minha Tiger 800 XC) tenho vontade de fazer um curso de pilotagem fora de estrada, queria ter feito antes do Tour 2014, mas não rolou.

No final de semana dos dias 9 e 10 de maio de 2015 tive o imenso prazer de realizar este desejo,  participei da 7ª Turma do Curso de Pilotagem Off Road para Bigtrails – Nível 1, organizado pelo pessoal do Portal Bigtrails.

O Curso aconteceu na Pousada Lua Luana, em Cambuquira/MG, e a escolha do local não poderia ter sido melhor, a pousada é muito agradável, o Gilson, proprietário também é um apaixonado por bigtrails e, em parceria com o pessoal do Portal e a prefeitura de Cambuquira construiu uma pista especialmente projetada para o curso.

Para quem mora na região Sudeste a coisa fica ainda melhor, Cambuquira é praticamente equidistante das capitais do Rio, São Paulo e Minas (cerca de 300 Km), pra mim o caminho foi um pouco mais longo, mil quilômetros separam Brasília de Cambuquira, um prato cheio pra quem gosta de pegar estrada.

O foco do nível 1 é equilíbrio e controle, tudo feito bem devagar para criar uma maior intimidade entre o piloto e sua moto num terreno bem irregular.

Uma das primeiras coisas que aprendemos é a levantar a moto no caso de um eventual tombo, e posso dizer que foi uma das técnicas que mais treinei. Foram várias visitas ao chão durante os dois dias de curso o que contribuiu em muito para desmistificar este momento que tem grandes possibilidades de ocorrer quando se está testando seus limites.

A robustez da Branquela comprovou-se várias vezes, as crash bars realmente a protegem, e eu mesmo, saía andando de todos os tombos, sem nenhum arranhãozinho, bastava levantá-la e repetir o exercício.

Aprendemos técnicas de frenagem, posicionamento em subidas e descidas, pilotagem básica em areia, brita e pedras, paradas em desnível e muitas outras manhas. Os instrutores Herbert e Leandro estavam sempre ali te observando, corrigindo e ajudando no que fosse preciso, Leon e Cristiano, também do Portal, deram um apoio fundamental

Os colegas de turma eram uma atração à parte, todos muitos simpáticos, bem humorados e sempre dispostos a trocar uma ideia sobre o mundo das motos.

A 7ª Turma ainda teve a sorte de ter o curso todo documentado pelo programa Estilo Radical, do amigo Haissem Ejje. Assista aos vídeos abaixo para saber um pouco mais do que rolou no curso.

Publicado em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *